sábado, 14 de janeiro de 2012

Um segundo e...

Quando pensamos na vida, somos tentados a olhar para quantidade de anos vividos. Por causa disto, muitos deixam de viver os segundos, porque não tiram os olhos do futuro, pensam que ainda temos muitos dias pela frente, o que é motivo bastante para poupar, economizar, privar-se de algo, enfim...
Outros, no entanto, caem no outro extremo de pensar na vida de uma forma restrita. Estes a vêem com o princípio carpe diem simplesmente e caem num problema, quando se esquecem do JUÍZO.

A Palavra de Deus em Eclesiastes 11:9 nos dá uma solução: Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos; sabe porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta.

Coma, beba, desfrute do suor do seu trabalho, sorria, descanse, aproveite a vida. Este é o retrato da liberdade. MAS saiba: de tudo o que fizermos daremos conta a Deus. A lei da semeadura será cumprida.

A vida, de fato, é feita de dezenas de anos, que são feitos de dias, que são feitos de horas, e estas por sua vez, são feitas de segundos. Muitos dizem: Pra que gastar R$ 10.000,00 numa festa, se poderíamos investir numa poupança? Para que gastar com flores se elas secarão em poucas horas? A pergunta que deveria ser feita é a seguinte: Qual a garantia que você tem de que daqui a uma hora estará vivo?

A graça da vida está nas experiências dos segundos. São em segundos que uma pessoa olha para outra e se apaixona, depois em segundos que ela diz SIM e está casada, depois em segundos ela se entrega para o cônjuge e logo em seguida está grávida. É em segundos que cometemos delitos, e logo vem o arrependimento acompanhado da devida consequência. É também em segundos que brilhamos os olhos com uma festa surpresa em nosso aniversário. Foi em segundos que Jesus pagou todo o preço (derramando seu sangue) para salvar bilhões de pessoas, e destes tantos que sequer haviam nascido. Uma fração de segundos é suficiente para estragarmos anos e anos de confiança e amizade. Uma fração de segundos é suficiente para macular toda uma vida.

Ontem eu vi isso de várias formas. Primeiro visitando um hospital de custódia (indicado para criminosos doentes no tempo do crime), quando vi muitos jovens em potencial, presos naquele lugar imundo, fétido, podre, escuro, sem perspectiva, por causa de uma enfermidade maldita, e de uma conduta criminosa cometida em SEGUNDOS; e depois quando assisti um vídeo na auto escola sobre acidentes de trânsito causados por um SEGUNDO de desatenção, de imprudência, que deixaram mães tetraplégicas, homens sem vigor nas pernas, pais mortos... enfim, tudo isto foi gerado em segundos.


Tudo o que nos resta é aproveitar cada segundo da melhor forma. A melhor forma que temos para aproveitar os segundos é fazendo a vontade de DEUS. Assim, trabalharemos para o futuro, e ao mesmo tempo, gozaremos de plena alegria e paz. Faremos ao mesmo tempo duas coisas: semear e colher. Semear a paz, a prosperidade e colher a a paz e a prosperidade de Deus.

O CARPE DIEM deveria ser acompanhado de: ... mas viva da MELHOR maneira, porque um dia você dará conta de tudo o que fez para DEUS.










Um comentário:

Lais Matos disse...

Isso é uma grande verdade... Sempre quando tomamos atitudes no impulso, sem pensar nas consequências daquele ato, corremos o risco de ferir alguém e, acima de tudo, magoar a Deus.
É fácil viver se medidas, sem limites, usando e abusando do que o mundo tem a oferecer.
No entanto, ao me deparar com a pergunta "Isso agrada a Deus?" nem sempre a minha resposta é positiva.
Gostei do texto, renderam-me boas reflexões!

Total de visualizações de página