sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os diversos papéis da música

Quem já ouviu alguém dizer: Eu não gosto de música? A música é considerada por muitos como linguagem universal, é um instrumento que veio do céu para a Terra. 


A música consegue transmitir uma mensagem de forma inigualável...a eficácia é de mais de 70%, muito superior a da simples fala. A música acalma, gera lágrimas, nos leva ao silêncio, nos faz dançar; nossas emoções são arrebatadas por ela. Muitas pessoas a ouvem apenas como mero entretenimento. São os ritmos que as envolvem, um reggae, um rock, um pop, um pop rock, um rock alternativo, uma bossa nova, um samba, um calipso, um forró... enfim, basta curtir o som, e tudo está bem. Por esta razão, para muitos, não interessa a letra da música, tampouco a que se presta a mesma, ou as implicações na vida espiritual. Vida espiritual? Han! As pessoas não estão preocupadas com isso. Neste mesmo cenário criou-se uma distinção: música gospel x música secular.

Antes de qualquer outra coisa, é bom afirmar que não me proponho a dizer que ouvir música secular é pecado. Pode ser sim, assim como perder tempo ouvindo e assistindo "porcaria" ou coisas vazias que em nada exaltam ao Senhor. Por outro lado, qual a diferença de uma música romântica que elogia o outro para uma música gospel romântica que também elogia o outro? É colocar o nome "Deus" na letra? Não seja por isto, afinal muitas canções seculares também trazem o nome "Deus". Mas não é sobre isto que quero tratar, mas sobre o que a música pode fazer e o tempo que perdemos ouvindo determinadas canções.

A pergunta é: Será mesmo que a música só pode cumprir o papel de entreter as pessoas?

"E quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e tocava com suas mãos; e Saul tinha alívio e ficava melhor, e o espírito mau se afastava dele.” (1 Samuel 16:23)

 Neste verso, vemos que quando Deus permitia um espírito mau vim sobre Saul (Pasmem. Deus tem o controle soberano sobre tudo, segundo seu propósito, e isso não significa que seja sua vontade ver os homens atormentados por espíritos maus), e quando Davi "TOCAVA" a HARPA, o espírito mau se afastava dele. Olha que incrível.

Em Salmos vemos dezenas de canções, com direito a pausas para reflexão e tudo mais. Davi era um exemplo de poeta e cantor. No Salmo 22:3 ele diz: Deus é entronizado no meio dos louvores do seu povo". Louvor é tudo que engrandece ou honra alguém, e a música também pode permitir isso, que glorioso. ENTRONIZAR O SENHOR!

O louvor quebra cadeias, literalmente e no mundo espiritual também. Atos - 16:26 ... "E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos".

Diante disso eu pergunto: É possível conciliar o entretenimento (prazer) com o louvor a DEUS?

Claro que sim. Davi demonstra ter prazer em louvar ao Senhor. “Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” Sl 9.1,2

E porque, então, perder tempo com músicas que não edificam, não liberta as pessoas, não entroniza a Jesus, não rompe barreiras? Porque não orar cantando ao Senhor? Porque não viver momentos intensos de tanto mover no mundo espiritual e ao mesmo tempo ter prazer?

Só mais uma coisas: Atentem para o que vocês têm declarado por sua boca. Quantas músicas cantamos sem vivê-las? Será que estamos perdendo tempo, e ao mesmo tempo tentando ludibriar a um Deus que não se engana? Será que estamos ouvindo músicas que só atraem descontentamento, ilusão, falso amor, falsa alegria, falsa paz, que só retratam traição, retratam problemas? Talvez valha a pena pesquisar a origem da música que é cantada. Quer um exemplo, leia isto:


É possível através da música, alegrar a alma, dançar, tudo para a glória de DEUS, e não apenas para agradar o tão enganoso coração.


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página