sábado, 7 de janeiro de 2012

Férias?


Marcos 13:32-37.

Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.
Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo.
É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai. 

O dia normal foi feito para trabalhar, certo? A noite foi criada para descansar, certo? Não há nada de errado em dormir no tempo feito para dormirmos. Não há nada de errado, se cumprido o serviço, o trabalhador retornar para seu descanso. Porque Jesus nos convoca a este trabalho "fora de tempo"?

Quando Jesus veio a este mundo ele mostrou que sua comida e bebida era fazer a vontade do Senhor. Desde aquele tempo havia muito para fazer, haviam algumas milhões de pessoas para serem salvos, hoje existem mais de 6 bilhões de pessoas para tomarem posse da salvação. Desde aquela época muitos padeciam de fome de justiça, de fome literalmente, e hoje a situação é semelhante, ou seja, estamos numa "situação de emergência" e ainda há muito a ser feito. É neste cenário que Jesus faz uma convocação de urgência: Trabalhem mesmo quando a situação lhe convidar a dormir.

Às vezes, a situação em nossa casa, em nossa vida profissional ou ministerial está tão confortável e tranquila, que pensamos: hora de descansar. Mas na verdade o mundo espiritual não dorme, nem os que tem fome, nem os que choram por qualquer outro motivo. É por isto que o Senhor nos convida ao trabalho. Trabalhar para o Reino, mesmo à meia-noite e na madrugada. A igreja não pode parar, nem vacilar.

Outras vezes são as circunstâncias tão difíceis, desoladoras, que nos convidam a "dormir". O cenário de guerra, de tragédia, de frieza espiritual, de desconforto e de pecado nos desencorajam, sugam nossas forças e pensamos: não vou dar jeito, vou abrir mão disto, e quando mal pensamos, estamos dormindo. O convite do Senhor é para que você se lembre que o "dono" da casa está vindo a qualquer momento, numa hora em que não esperamos. Muitos estão na igreja, indo aos cultos, mas estão dormindo. Estão sem gerar frutos, sem ânimo, ou às vezes, com ânimo, mas sem a ousadia e o poder do Espírito.

Encerro com o conselho de Jesus: Vigiem!


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página