sábado, 27 de abril de 2013

Quem é feliz!

Um dia, quando as multidões estavam se reunindo, Ele subiu a encosta do monte com seus discípulos, sentou-Se e ensinava a todos ali.
"Muito felizes são os humildes!" dizia Ele, "porque o Reino dos Céus é dado a eles".
"Felizes são os que choram! Porque serão consolados".
"Felizes são os mansos e simples! Porque o mundo inteiro pertence a eles".
"Felizes aqueles que aspiram por ser justos e bons, porque terão a justiça com toda a certeza".
"Felizes são os que são amáveis e têm misericórdia dos outros, porque a eles se mostrará misericórdia".
"Felizes os que tem coração puro, porque verão a Deus".
"Felizes aqueles que procuram promover a paz - pois serão chamados Filhos de Deus".
"Felizes aqueles que são perseguidos por serem justos, pois o Reino dos Céus é deles".
"Quando vocês forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores ótimo!"
"Fiquem contentes com isso! Fiquem muito contentes! Porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá em cima no céu. E lembrem-se: Os profetas antigos também foram perseguidos".
Bíblia Viva, Mateus 5 1-12.

Acredito que se Jesus resumisse estes versos em um apenas, ele diria: "Felizes são aqueles que ainda têm motivos para esperar, porque estes serão recompensados da melhor forma."

É interessante perceber que a proposta de Jesus permanece provocadora nos dias atuais, dias que rejeitam a espera, afinal temos a internet, o avião, cirurgias, enfim, somos cercados de "vozes" que dizem: você não precisa esperar para ser feliz. E então Jesus diz: felizes são os que esperam. Esperar o que?

Bem, os orgulhosos ou aqueles que não reconhecem que precisam de Deus ou de se submeter a terceiros, não têm o que esperar, afinal o triunfo próprio, o sentimento de independência próprio já o satisfaz. A alegria de pagar o mal com o mal, por exemplo, já é a sua recompensa.
Já os humildes têm o que esperar. Eles se submetem, reconhecem que precisam de Deus, são servos do seu próximo, consideram o outro superior a si mesmo e, por isto, amam sem precisar ser amados. Estes serão recompensados. 

Os que se alegram (não há problema nisso, é bom lembrar), mas já têm na sua alegria a recompensa devida. Uma pessoa que tem uma festa para ir hoje à noite, uma herança terrena, que podem se deliciar com uma mesa farta...já receberam a recompensa e estão alegres por isto.

Já os que choram, choram por uma traição, choram pela perda de um ente querido, choram de saudade, por terem sido violentados pelo sistema, pelas pessoas. Eles precisam esperar por um dia melhor, por uma recompensa divina, e terão. Por isto, eles é que são bem aventurados.
Os que não levam desaforo para casa, têm na sua altivez, na resposta pronta da sua língua, a sua recompensa. Eles dizem: "Pronto: lavei a minha alma, disse tudo o que queria, fiz tudo o que eu merecia"...estou satisfeito. Estes não têm mais o que esperar do Senhor.

Os mansos...ahh, os mansos engolem as suas palavras, fazem morrer a sua ira, seguem a paz com todos  (como Hebreus ensina)...jogam água na fogueira...Estes herdarão a terra.

Os que podem se alegrar por terem uma sentença ao seu favor, por terem um emprego estável, mas não se importam com os que estão desempregados, e injustiçados, têm uma família estruturada e livre de injustiça social, mas não esperam a restauração de outros lares...não têm mais o que esperar.

Mas os que têm fome e sede de justiça, serão satisfeitos.
E o que dizer dos que se compadecem com a miséria alheia, e se colocam no lugar do outro, dão uma segunda chance...estes serão recompensados... E os pacificadores, e os perseguidos e tantas vezes mortos por seguir a Cristo? Estes certamente têm o que esperar. E Deus os recompensará.

Não deposite sua expectativa em sua própria natureza, porque ela é falha e enganosa. Espere pela recompensa do Senhor. Se você hoje chora por uma circunstância que você não plantou, espere no Senhor, porque a seu tempo te recompensará. 

Termino com as palavras de Jesus: "... porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá nos céus".


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página