domingo, 1 de janeiro de 2012

DESCANSE

O primeiro dia do ano foi regado por duas mensagens excelentes, uma do pr. Gustavo Bessa e outra do pr. Márcio Valadão.Resumindo as duas mensagens falam sobre o descanso.

A primeira baseada em Gn 1, a outra em Salmo 139.

É tão lindo descobrir que os dias da criação, a ordem da criação e a centralidade em DEUS, nos revelam tantas coisas.1º : descobrimos que em todos os atos DEUS é quem trabalha, é quem cria, é quem comanda. 2º Vemos que somos criados apenas no último dia da criação, depois que tudo havia sido criado e posto em perfeito equilíbrio. 3º No sexto dia fomos formados e, curiosamente, após o sexto dia DEUS descansou. E não apenas ELE, Adão pode descansar. É como se todo o palco estivesse armado, o cenário tivesse pronto, tudo estivesse em ordem pela mão de Deus, pelo trabalho de Deus e, de repente, Deus nos cria e nos convida para entrar no palco, só que não para trabalhar,a princípio, e sim para contemplar e DESCANSAR. O sétimo dia poderia ser de trabalho, mas não foi.

Aqui percebemos que o centro de tudo é Deus, é Ele quem trabalha. Antes de nós existirmos Deus já existia e já se movia. Onde havia caos, seu Espírito se movia. Posteriormente tudo foi criado por Deus. Foi Ele quem operou, Ele quem realizou, e não nós. Logo aapós, Deus criou Adão e o convidou a desfrutar e contemplar a criação.

O conselho que fica é o seguinte: quando entrarmos em um lugar, ou numa situação qualquer, o melhor que temos a fazer é OBSERVAR, sondar a região, as pessoas, a situação, e nunca se precipitar. Além disso, nunca murmure. O segundo passo é perguntar ao Senhor o que Ele já fez, o que Ele pretende com aquilo, o que Ele espera de nós.

Você perceberá que o nosso maior "esforço" é, curiosamente, descançar e desfrutar. Assim não carregamos fardos desnecessários e aprendemos a confiar no Senhor. Afinal tudo está nas mãos Dele. Verá que seremos instrumentos soprados por Deus, sem nenhum peso para nós. O fardo será leve. O suor do rosto será moderado e apenas o necessário. Nenhum esforço será vão e o resultado será compensador.

Quando vamos ao Salmo 139 vemos também uma oração extraordinária. Renderia um outro texto, mas resumindo, posso sugerir que em 2012 a nossa oração seja também:

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."


Foi assim  que Davi, em rendição a soberania, onisciência, amor e graça de DEUS terminou sua oração. Quando vamos sondar (observar atentamente) um jardim e retiramos pedras antigas vemos vários bichos (vermes) ali. Vemos sujeira, vemos uma grama morta e muitos decompositores. Mas quando penetra a luz, tudo é revelado e esta dissipa as trevas.

Que o Senhor nos mostre as áreas que precisam de mudança e mesmo que doa, possamos ser limpos, e assim andemos com o Senhor, sendo guiados por ELE.

 
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.


E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.


E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24









Nenhum comentário:

Total de visualizações de página