domingo, 6 de novembro de 2011

Quando as leis, ou uma revolução político-econômica não são suficientes e eficazes...




Estava eu conversando com meu amigo Daniel sobre o motivo pelo qual Deus prometeu enviar o messias ao povo de Israel. Ora, Deus já tinha livrado o povo do cativeiro por várias vezes. Seja usando um dos “seus”; Moisés, seja com um estrangeiro, como foi com o rei Ciro, e outros, e, logo, surge a pergunta: Jesus seria “mais um” libertador? Ou seria o libertador definitivo?  Certamente o povo hebreu esperava o messias como um líder “político” que fosse garantir definitivamente a liberdade deles, a supremacia deles em detrimento dos demais povos, sem precisar se preocupar com outra ameaça de cativeiro. 


Ocorre que DEUS, que tem propósitos NOBRES, ALTOS e PERFEITOS em relação aos nossos, de fato enviou JESUS, o MESSIAS. Mas, se os homens queriam um revolucionário político, um rei que destronasse os romanos e fizesse os judeus supremos, DEUS deu um rei que servia, um rei que nasceu numa cidade de pouca importância, um rei que queria, acima de tudo, IMPLANTAR uma nova ideia de reino, bem como um novo REINO. E muito mais profundo, Jesus queria TRATAR O CORAÇÃO DO POVO. Um governo é feito de homens, uma sociedade e sua cultura são influenciadas por homens, as leis - instrumentos do governo – são influenciadas pelo homem, então nada mais sensato e eficaz do que tratar o homem

JESUS desejava e deseja tratar o homem no seu “coração”, de onde procedem as fontes da vida. JESUS com toda sabedoria divina sabia que não adiantaria instaurar leis, trazer punição, lutar contra carne ou sangue, ou até fundar um novo sistema econômico como o socialismo ou comunismo. JESUS deseja transformar o “coração” do homem, implantando o seu amor, seus valores, criando novos hábitos, novos desejos e um prazer eterno conferido pela garantia de vida eterna e, por fim, um REINO que tinha que vim mesmo do céu. 


Jesus queria, e quer que o povo não seja mais submetido ao jugo opressor do nosso adversário (satanás), Jesus queria, e quer que o povo seja livre (em seu interior) e deste interior surgirão mudanças em nível de sociedade, como um fermento que leveda toda a massa. Mas o povo não entendeu isso, pois era orgulhoso e duro de coração e, por isto, CRUCIFICOU JESUS. O povo (muitos deles) não recebeu o MESSIAS.
Hoje não tem sido diferente. Muitas pessoas sonham com um mundo diferente, sonham com heróis políticos, sonham com revoluções socialistas e comunistas, mas querem independência do único que verdadeiramente tem PALAVRAS DE VIDA ETERNA e que é a solução. Aquele que é TODO PODEROSO, aquele que tem a fórmula perfeita, o caráter perfeito, os princípios perfeitos e eficazes para mudar uma pessoa e uma nação. 


Seja diferente. Não seja escravo do seu EU, das VÃS, repito, “VÃS” filosofias do mundo e da louca sabedoria humana. Se renda ao amor daquele que tem o melhor para sua vida. Ele não se contentará em tê-lo como servo, mas deseja ser seu amigo e te fazer um embaixador deste “novo” e ao mesmo tempo, tão “antigo” reino; o REINO DOS CÉUS.

Um comentário:

Mel Cruz disse...

Certamente toda forma de dicotomia...tda extremidade se torna prejudicial ao humano...Marthin Luter King disse que se o cristianismo estivesse fzendo a sua parte, o comunismo não existiria...E creio que não msmo...pq qdo olhamos para Cristo não vemos outra forma de sociabilidade senão a comunhão, o partir do pão e o amor. Nosso Cristo é completo e o seu reino não está aqui nem ali, está entre nós...no meio do povo, e esse reino se manifesta entre os humanos...onde tem gente Jesus gosta de estar para trazer a esperança,a espiritualidade que nos permite sonhar...enquanto filhos de Deus.

Forte abrço irmão...amei a reflexão :)

Total de visualizações de página