sábado, 22 de outubro de 2011

Construções X distrações



Quando a gente pensa em distrações à luz da palavra de Deus, normalmente nos lembramos da parábola da semeadura, da terra que recebe a semente e as circunstâncias do cotidiano impede o crescimento desta. Mas hoje li uma reflexão no livro “Dez coisas que eu gostaria que Jesus nunca tivesse dito” e pude ver na parábola do construtor algo atual e muito comum.

Se existe algo que o inimigo tem se esforçado em fazer para paralizar os “crentes” é distraí-los. A distração, que deveria ser um acidente ou se restringir a um momento de entretenimento ou lazer, tem roubado boa parte do nosso tempo. Entendamos distração, a partir de agora, e neste contexto, como tudo aquilo que nos afasta do “conhecer e prosseguir no conhecimento do Senhor”. O trabalho excessivo, os apelos do comércio, as dívidas exacerbadas, a INTERNET com milhões de sites e redes sociais, e até mesmo determinados instrumentos dados pelo próprio Deus para o adorarmos, como a música, podem nos afastar do“prosseguir no conhecimento do Senhor”. 

Conhecer o Senhor é o primeiro passo. O próximo passo é prosseguir em conhecê-lo. É algo constante que nos aproxima Dele, Ele entra em nós e dia após dias conquista mais espaço em nossos planos, em nossas atividades...ELE REINA em nós. 

Mas se refletirmos um pouco, veremos que as ocupações, preocupações tem nos distraído e nos tirado da busca pelo Senhor. Voltemos à parábola. O cenário é o mesmo para os dois personagens; o terreno é o mesmo, mas a atitude de cada um trouxe finais diferentes. Vejamos:

Jesus contou que havia um homem que construiu sua casa sobre a areia. Logo veio a tempestade e as ondas e derrubaram tudo o que havia sido edificado. Depois ele nos mostrou um homem que sabiamente construiu sua casa sobre a rocha, e veio a tempestade e as ondas e a casa permaneceu firme.

Aquele que construiu sua casa na areia é o cristão que vive na SUPERFICIALIDADE, tão difundida subliminarnente no mundo capitalista dos fast food, das redes sociais...É o crente que não mergulha num nível mais profundo, antes vive na mediocridade; ele não cresce, e vive de experiências passadas, quando as tem. Este nunca resistirá a uma frustração, a uma decepção, a um vento doutrinário cheio de heresias, ao sopro do inimigo, ou a tempestade que o próprio Deus usa para nos provar. Um dia haverá a “tempestade”; o Juízo, e haverá separação entre este crente e os crentes sábios, prudentes.

E quem é o prudente? É o cristão que aprofunda suas raízes. É o cristão que cava o terreno arenoso até chegar à ROCHA. Seus pés estão firmados na Rocha (simboliza o Senhor Jesus). Ele é disciplinado na busca pelo Senhor, ele fortalece sua fé todos os dias com a Palavra, com a oração, com jejum, com louvores, com a frutificação, e sempre quer conhecer mais o Senhor.

Que possamos investir mais tempo aprofundando nossas raízes, construíndo nossos pilares, nossa casa sobre a ROCHA, que é Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página