segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A oferta de Caim e a nossa oferta

Quando lemos o texto da oferta de Caim em Gênesis 4:2-8 no primeiro olhar nos vemos "distante" de uma pessoa tão cruel como Caim, mas se pararmos para meditar nestes versos veremos quão próxima está esta história e este personagem da nossa realidade.


2  Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.3  Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.4  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;5  ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.6  Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7  Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.8  Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

O primeiro crime hediondo da história da humanidade foi apenas a ponta do "iceberg" da iniquidade (a raiz do pecado). Antes mesmo do homicídio vejo que Caim foi tentado pela inveja.

Caim e Abel procederam bem em ofertar ao Senhor. Até aí tudo bem. O problema se encontra na motivação que o levou a ofertar. Se o motivo da recusa fosse simplesmente o fato da "primícia", levada em consideração por Abel, Caim não ficaria irado por seu irmão, afinal Caim já devia saber da importância das primícias. Logo, entendo que o foco do problema não está neste detalhe. 

Provavelmente o problema de Caim tenha sido a motivação da sua oferta.

Deus sempre prova as intenções do nosso coração. Se é um ou trezentos novilhos isso não importa. O que importa para Deus, o dono do ouro e da prata, são as circunstâncias da oferta e não a quantidade. Excelência para Deus não é sinônimo de sofisticação, mas de simplicidade e humildade. Porque Deus não se ilude com as luzes deste mundo, para ele as luzes não são novidade, assim como 1 tonelada de ouro não lhe impressiona. Mas quando tudo isso é feito com amor, sinceridade e gratidão somente à ELE, é recebido. Lembram do perfume caríssimo que foi derramado em Jesus? Os homens acharam um desperdício, mas Jesus recebeu. 


Por outro lado, uma pessoa pobre pode doar meio centavo como a "viúva pobre" (Marcos 12:43-44) e o fazer com o coração quebrantado, grato e dependente de Deus, ou pode ofertar com o coração cheio de orgulho, e aquilo ser uma obra morta e má. Se você não entendeu, vejamos:

Judas 11 diz: "Ai daqueles que se enveredam pelo caminho de Caim", logo o "caminho" de Caim era mau. O apóstolo João em I João 3.12 diz: "Por que Caim matou a seu irmão? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas". 

Ou seja, Deus avalia o contexto, as circunstâncias e a motivação da sua oferta. Deus prova Caim rejeitando a sua oferta para mostrá-lo sua motivação. Caim seguiu um percurso errado que o levou a ter a sua oferta rejeitada.  

É provável que Caim tenha pensado em ofertar mais que seu irmão, surpreendê-lo em quantidade ou algo semelhante, o fato é: suas obras eram más. O Senhor ainda falou: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.", alertando-o para não dar vazão ao pecado que está à porta, devendo antes, dominar a inclinação para o mal.

Ainda assim, Caim, desconsiderou a admoestação de Deus, e cultivou a raiz de inveja, mantendo a ira e por fim, matou seu irmão.

Se a oferta de Caim fosse motivada unicamente a agradecer ao Senhor, a obedecê-lo, a honrá-lo, certamente Caim reconheceria que precisava rever seus conceitos e suas motivações e na próxima oportunidade teria sua oferta aceita.

Quantas vezes ofertamos ao Senhor frutos de injustiça, (injustiça é não entregar ao Senhor o que Lhe é devido. E o que Lhe é devido? Toda honra e glória. Quantas vezes cantamos para nós mesmos? Cantamos para sermos vistos? Cantamos para que o outro diga: "Nossa você canta melhor que o outro"? 


Quantas vezes damos "esmola" (quem dá ao pobre dá ao Senhor) para sermos vistos pelos homens? Isso pode ser aplicado a qualquer coisa que entregamos, ou fingimos entregar a DEUS. Deus não se engana e está sempre provando, e procurando quem o adorará em Espírito e em Verdade. 

Se este texto for para glorificar o meu nome, isto será uma obra má e morta. Se eu não viver o que prego, isso será uma obra má e morta. Se eu não for justo com Deus e com os homens tudo que eu entregar será oferta má e morta. Se eu não PERDOO o meu irmão e tenho algo contra ELE, minha oferta será má e morta.


Deus deu uma sugestão: Quando o desejo mau vier, domine-o. Quando a tentação de trazer glória para si vier, rejeite-a, domine-a, quando a ira e a inveja bater à porta, feche a porta e domine o mau desejo do seu coração.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página