sábado, 10 de setembro de 2011

Igreja de ATOS x Igreja Atual



Hoje li um artigo interessante que mostrava o quanto o Antigo Testamento era pautado na materialização das coisas. Quanto a isso, nada de errado, afinal a LEI, e logo, o Antigo Testamento era apenas uma "sombra", servia apenas de simbologia para as coisas que viriam no Novo Testamento. Ex: o sacrifício do cordeiro sem mácula (AT) = a Jesus (NT), naquele tempo Deus falava em alto e bom som, pelo fogo, pela fumaça, hoje Deus fala pelo Espírito e pelas nossas atitudes. Se o Antigo testamento previa a matéria, algo palpável, o Novo vem com a proposta da ETERNIDADE, daquilo que não se vê, que não se apalpa, que no máximo pode ser sentido.

Os hebreus tinham uma visão limitada a "era" deles, a Terra, e por isto, Deus não poupou esforços em presente-á-los com a "terra" prometida. Mas esta terra prometida também era um sinal, um símbolo da incomparável "Terra" celestial, com a Jerusalém que descerá do céu. Quando Jesus veio em carne, foi muito difícil para os hebreus (israelitas) aceitarem que deveriam abdicar da vida terrena, das coisas da Terra. Era difícil enxergar que Deus estava com os pobres, que o Messias vinha de família simples, que os pobres também eram abençoados, porque no tempo da Lei, a riqueza material simbolizava o favor de Deus, e se Deus não estivesse com a pessoa esta padecia necessidades.

Agora voltemos nosso olhar para o Novo Testamento, para a igreja de ATOS 2 e para JESUS.
No novo testamento vemos JESUS (nosso alvo), os apóstolos Paulo, Pedro (nossos modelos)... abrindo mão das riquezas terrenas e esperando as riquezas celestiais. Vemos a igreja de Atos repartindo o pão, os irmãos vendendo o que tinham para dar aos que nada tinham.

Agora eu pergunto: que semelhança existe entre a maioria das igrejas, atualmente, com a igreja de Atos?

Meus irmãos, eu não consigo vislumbrar o casamento do dinheiro com a igreja de Atos. Não estou dizendo que não precisamos do dinheiro, seria ingenuidade minha pensar desta forma. Mas devemos dar ao dinheiro o valor de algo passageiro, de algo que é apenas INSTRUMENTO para abençoar o outro, para servir, e não para ostentar mais e mais bens, mais casas, mais roupas... As pregações de hoje são voltadas para o EU, EU, EU, MEU SONHO, MEU PROJETO... e o OUTRO? Onde fica o amar o próximo como a ti mesmo diante do MEU projeto, do meu Dinheiro? Sabe onde fica? Bem longe da igreja de Atos 2, e portanto, bem distante do projeto de DEUS. Não dá para conciliar um irmão passeando num jatinho particular e um irmão africano "MORRENDO DE FOME". Não dá para conciliar a ideia de um irmão com a mesa farta e o outro padecendo. Isso não é evangelho. Isso não revela JESUS. Isso não revela o amor ao próximo. Não me importa se o africano é ou não idólatra, se sofre maldição ou não (aliás a desculpa é sempre esta, não é?), se é ou não fiel... ele também precisa conhecer o AMOR de Deus.

Dói, mas a verdade é que somos muito materialistas, pensamos em nosso EU durante as 24h, e nesta jornada, o EVANGELHO PURO (Justiça = equidade, paz=descanso e alegria=regozijo) vai ficando bem difícil de ser vivido. Porque quem tem mais, normalmente dá menos.

Deus quer que a gente dê o pouco que temos para o que nada tem, afim de que ELE nos dê mais. Isso é difícil para um rico, para um jovem ambicioso. Porque este pensa assim: Quando Deus me der mais dinheiro, irei ajudar o pobre. Pura ilusão. Quando ele tiver dinheiro o bastante, ele vai querer mais, e mais.

Mas, o cristão de verdade, a igreja de verdade pensa assim: "Darei o pouco ou o muito que Deus me deu ao que tem menos que eu." E aí por consequência, Deus dará sempre mais e mais, e sabe para quê? Para abençoarmos ainda mais o próximo.

ISSO É PROSPERIDADE, ISSO É AMOR, e  ISSO É A IGREJA DE JESUS CRISTO, e talvez seja por isso que o pecado da Glutonaria esteja presente no rol dos condenados em Apocalipse.


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página