quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A mais gloriosa manifestação do Senhor

Acabo de ler a Palavra e o Senhor se revelou de uma forma muito especial.


Ali, em 1 Pedro 1 - 21, vemos o quão privilegiado somos e também o quão "cobrados" seremos por termos conhecido a GRAÇA pelo Senhor JESUS.


O que mais me marcou foi o papel de Jesus no desenvolvimento e enraizamento da FÉ.


Inicialmente, sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. Por isto mesmo Ele, pelo seu Espírito distribuiu uma medida de fé para cada um. É com ela que entendemos que Deus é o Todo poderoso, que Ele é um em Jesus, que Jesus é santo, e o quanto somos pecadores, carentes da Graça. É com ela que SOMOS SALVOS, não é por OBRAS, mas pela fé. Deus jamais exigiria do ser humano algo que nós não pudéssemos dar, e por isto, Ele nos deu a fé.


A fé em Deus, na Antiga Aliança (Antigo testamento) era regada por eventos extraordinários. Ora Deus falava audivelmente, ora Deus falava pelo fogo, ora Deus falava por visões, ora Deus se manifestava abrindo o mar, ora fazendo sair água da rocha, ora provendo o maná e etc. O povo não tinha argumentos contra a existência de Deus. 


Quando Jesus veio em carne, Ele era a manifestação íntegra de DEUS, mas para mostrar aos judeus (acostumados com os milagres e prodígios) e gentios (que viviam em trevas) a sua natureza Ele realizou muitos milagres. De fato, muitos creram por causa deles, mas a questão que me chama a atenção é que mais importante que a evidência pelos prodígios e milagres era a PERFEIÇÃO do caráter de Jesus. Jesus era e é o "cordeiro" sem mácula, o seu sangue era puro, incorruptível, como nos mostra Pedro em sua carta.  JESUS era e é SANTO. É por isto que devemos buscar a santificação.


Ninguém pôde ou pode contestar a pureza de Jesus. Todas as palavras de Jesus, bem como todos os seus ensinamentos mostram-se eficaz até hoje. Há alguns dias vi na livraria Cultura um livro de uma psicanalista com o título: O evangelho à luz da psicanálise, em que ela reconhece que Jesus em seu tempo trouxe ensinamentos que a psicanálise só "descobriu" recentemente. NADA ficou no passado. Tudo é tão atual e verdadeiro. Um homem não poderia proclamar palavras tão vivas, fortes, incontestáveis, e eternas como as de Jesus. Nele não há sombra de variação, Ele era e é estável em sua personalidade e caráter e ao mesmo tempo surpreendente. Foi o caráter puro e perfeito de Jesus que revelou sua divindade, sua identidade. Jesus não é um espírito evoluído, JESUS é DEUS.


"...por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus." Sim apóstolo Pedro, é por meio de Jesus, dono do sangue puro e precioso, que podemos ter fé em Deus. 




Jesus mostrou de forma cabal que Deus existia, e que Deus se manifestava NELE. Quem queria conhecer a Deus e crer Nele, bastava conhecer ele (Jesus).Jesus, portanto, tornou mais fácil para o homem a visualização de DEUS.


Com Jesus o homem pode conhecer Deus mais de perto. Com Jesus Deus falou com o sorriso, com exemplos, com carinho, com o amor. Hoje podemos conhecer e andar com Deus ainda mais perto; PELO ESPÍRITO de DEUS. Olha que incrível. Hoje podemos "ter DEUS dentro de nós", que privilégio!!! 


PAZ - SHALOM

Um comentário:

Mel Cruz disse...

Juan, agradeço a Deus por mais espaços como este, onde podemos dialogar sobre Deus apenas, sem as amarras de uma religiosidade vazia e opressora. Como vc msmo disse...Jesus é Deus, e Deus é a verdade que liberta...Se o filho nos libertar, verdadeiramente seremos livres de tudo e todos que nos oprime. Valeu irmão! Paz sempre :)

Total de visualizações de página