quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A razão da Igreja existir

Após uma semana de "correria" e sem publicar no blog, hoje trago uma inquietação.


Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35.

 Há alguns dias li um artigo no site www.guiame.com.br que falava sobre a tendência mundial de redução de fiéis das igrejas protestantes. Esta notícia foi fundamentada no fato de alguns países europeus (considerados pós-cristãos) já experimentarem o esfriamento da fé. Pasmem, isso não é novidade, afinal a Bíblia diz que nos últimos dias muitos apostatariam da fé. É uma pena que justamente a Europa, um berço de tantas revoluções, e cenário para tantos fatos cristãos esteja se comportando como um filho pródigo, e tão revestida de humanismo, incredulidade e ingratidão.

Voltando ao assunto, o autor explica sua tese na forma como ele tem visto as igrejas. Para ele a igreja é uma entidade de fim terapêutico, em que as pessoas chegam para afogar suas mágoas, derramar lágrimas, tentar explicações para o inexplicável cientificamente e resolver seus problemas emocionais. Pois bem, o avançar da ciência permitiu-nos tratar destes problemas com terapias ou consultas aos psicólogos e psiquiatras, então, o aumento do número de consultório implicará na redução da demanda de pessoas para as igrejas, pensamento coerente, certo?

Errado! De fato, a psicologia em muito contribuiu com o tratamento de tantas pessoas. Mas existe algo que o autor não conseguiu visualizar ou compreender: a principal razão da igreja existir.


Igreja = corpo de Cristo = comunidade de irmãos que amam a DEUS e amam ao próximo como a si mesmo. Senão vejamos: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35.

O que faz a igreja se mover, existir e persistir é o AMOR. 

A IGREJA É mais que um hospital, é mais que um consultório, a igreja foi instituída por DEUS para compartilhar AMOR. E amor, convenhamos, não se encontra em terapias, consultórios...

Infelismente, o autor deste infeliz artigo, não percebeu isso na igreja, o que é uma pena, ou no mínimo um alerta para nós, igreja. Se o mundo não está conseguindo enxergar isso em nós, algo está errado.

Precisamos fazer o que fomos chamados para fazer. Fomos chamados para amar, e assim seremos eternamente considerados discípulos de Jesus, e logo, Igreja.  

...A fé e a esperança um dia (na Gória do Pai) não farão mais sentido, mas o AMOR permanecerá para sempre, porque Deus é Amor.

Que nós como igreja possamos exalar "Aquele" que habita dentro de nós, que tem outro perfume senão, o amor.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página