segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MIL MOTIVOS PARA CHORAR E RIR!


Há alguns dias eu orei ao Senhor pedindo que Ele sondasse meu coração e me mostrasse o que havia de sujeira, aquilo que precisava ser tirado...quartos que eu precisava abrir para o Espírito Santo iluminar e lavar.

Esta semana, mais uma vez eu vi algumas áreas, alguns sentimentos, pensamentos tão carentes da atuação de Deus. E eis um assunto que muitos, inclusive eu, precisam rever: a disparidade e indiferença ao momento do OUTRO.

Certamente quando temos o Espírito Santo de Deus, vamos aos poucos sendo conduzidos por Ele e passamos a olhar para o outro como ser humano, carente de Deus, assim como Jesus olhou e olha, não olhamos mais com olhos carnais. Ocorre que, estando ainda num corpo corruptível somos sujeitos a temperamentos sempre tão desequilibrados (colérico, fleumático, sanguíneo ou melancólico),  e tendemos a mergulhar em nossos problemas ou conquistas e esquecer do PRÓXIMO.

Pensando nisto Paulo escreveu: "ALEGRAI-VOS COM OS QUE SE ALEGRAM E CHORAI COM OS QUE CHORAM" Romanos 12:15.



Para uns é muito fácil se alegrar com os que se alegram. Elas têm facilidade para se alegrarem com uma notícia que não interferirá, aparentemente, "em nada" sua vida. Confesso que fico feliz quando vejo pessoas assim. É provável que estas pessoas sejam muito auto confiantes, ou crédulas, confiantes em Deus o bastante para crer que o seu dia também chegará. Ela não vê no outro uma ameaça, e então se rende àquele momento.

Para outros, no entanto, é muito fácil chorar com os que choram. São pessoas que até choram mais do que deveriam, mas estas têm também uma virtude: a compaixão. São pessoas sensíveis o bastante para deixar os "seus" motivos, para chorar um tempo, ou pelo menos, acolher os que estão vivendo um momento crítico, de dor, de frustração. Estes estão preparados para dar o ombro, chorar junto as lágrimas que precisam cair e depois apontar uma solução. Esta solução pode vim até antes de compartilhar do choro, porque muitas vezes nós temos o remédio para evitar a lágrima. Quando Paulo fala em Chorar com os que choram, ele fala em Sentir a dor (mesmo quando se está longe). Este "sentir a dor", é o que nos conduz a interceder pelo outro, chorar mesmo pelo outro, se colocar à disposição, enxugar as lágrimas, evitá-las se possível. Este é um chorar antes mesmo de ir ver a pessoa.

Jesus era e é bom nas duas coisas. Ele sabia o momento de rir com quem estava contente e de chorar, de se compadecer com os carentes de um ombro ou, curiosamente, de estar só.  JESUS tinha facilidade para acolher sorrindo ou acolher chorando. E NÃO era um AMOR FINGIDO, era sincero.E mais, quando ele chorava, ele oferecia uma solução para o problema. A verdade é que ELE mesmo era a solução, rs.

Ahh...como eu tenho buscado ao Senhor um amor não fingido, um amor que só o Espírito Santo pode gerar dentro de mim, um amor que se ALEGRA com a vitória do outro, mesmo quando se é perdedor e o outro vencedor. Um amor que não maquina o mal, nem em pensamentos, nem em gestos. Um  amor que permite LÁGRIMAS suficientes para se colocar no lugar do próximo, para se identificar com o sofrimento alheio.Se compadecer mesmo, clamar por socorro e se colocar à disposição do outro.

PERDÃO Senhor por tanto amor fingido, por tanta indiferença, por tanto egoísmo... Um dia seremos como Ele, o Senhor Jesus, é!

EU QUERO chorar com os que choram e me alegrar de verdade com os que se alegram.

TEMOS motivos de sobra para chorar por nossa cidade, nossos vizinhos, nossos conterrâneos.
TEMOS motivos de sobra para Sorrir porque temos um Salvador, um Homem que opera milagres, um Homem que nos ama e que é digno de ser nosso Senhor.



Fiquem na Paz.




Nenhum comentário:

Total de visualizações de página