sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A dureza de coração

Marcos 3

Vemos que Jesus se manifestou a todos. Crentes e incrédulos, duros e maleáveis, todos tiveram o privilégio de ver Jesus. Vejam que os homens duros procuram Jesus para encontrar erro nele, para acusá-lo. Os duros de coração perdem a noção de bem e mal para servir seus próprios interesses. Afirmando que são bons e desejam o bem, caem em contradição quando não admitem que Jesus é bom.


Jesus neste texto (Marcos 3) os prova, demonstrando que eles são maus. Veja que Jesus fez um grande milagre (reconstituir uma mão que estava atrofiada). Antes, Jesus os pergunta (em outras palavras) o que seria melhor: deixar o homem sem a cura, por causa da tradição ou curá-lo? Jesus queria mostrar que o sábado foi feito para o homem, e para Deus ser glorificado, então existia um principio maior que não estava sendo observado por eles. Eles eram orgulhosos porque não queriam admitir que estivessem errados. E, por isto, quando Jesus os pergunta, eles permanecem calados. A dureza de coração se mostra quando não estamos dispostos a reconhecer que estamos errados. Isso é característica de orgulho, que precisa ser reconhecido e quebrado.

A pergunta era muito simples e eles sabiam muito bem a resposta, mas não quiseram responder. Jesus estava disposto a clarear a mente deles, torná-los livres do jugo pesado da Lei e fazê-los entender o que Deus queria que eles entendessem. A Lei serviu apenas para mostrar o erro, mas não para salvar, a lei não veio para engessar, apenas para mostrar o quanto que o homem era pecador. 

Como ficaram em silêncio, Jesus se irou e ficou profundamente triste com tamanho orgulho. Então Jesus chamou o homem que precisava de um milagre e o curou. Mostrou com isso duas coisas: Primeiro, o que acontece com quem obedece ao Senhor (ele disse: Levante-se e venha para o meio), ele foi curado. Segundo, com a cura, Jesus mostrou aos duros de coração a alegria do que recebeu o milagre, e quem sabe foi mais uma oportunidade de arrependimento, mas como mostra o texto, eles permaneceram irredutíveis. Saíram e começaram a conspirar contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo. “A troco” de que? Do orgulho. 

Eles chegaram com uma ideia fixa, limitada e preconceituosa acerca de Jesus, e não abriram mão do ego, e, assim, saíram da mesma forma que entraram: orgulhosos, com o coração duro.
Muitas vezes é perda de tempo pregar para quem não quer ouvir, por isto que Jesus muitas vezes falou por parábolas para que ouvindo os duros de coração, não entendessem.  

Logo em seguida, o texto nos mostra que até os demônios reconheciam que Jesus era o filho de Deus, mas a dureza de muitos era tamanha que ele mandou os demônios pararem de dizer quem Ele era.
Por fim, Jesus mostra o perigo da dureza de coração e a implicação mais grave: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Se as pessoas viam que Jesus, de fato, realizava milagres, Jesus mostrou que demônio não expulsa demônio, então porque eles não criam em Jesus como filho de Deus? Por causa do orgulho. Eles viam tudo, mas não queriam reconhecer, e pior, atribuíam os feitos de Jesus a um espírito maligno. Eles não admitiam a ação do Espírito Santo, o único que poderia convencê-los do pecado. Portanto, eles estavam perdidos e nunca receberiam perdão.

A Palavra diz: Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes.

Tiago 4:6-10 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”

Quebrantar o coração é o segredo.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”  Salmos 51:17


Davi pecava, Davi tinha erros, mas Davi tinha um coração quebrantado, que sempre reconhecia seu erro e o quanto precisava do Senhor. Davi, mesmo sendo rei, rico, mostrou que é possível ser rico e entrar no Reino de Deus. Por isto que Jesus disse: o que é impossível para o homem é possível para Deus, porque Deus quer que o homem seja salvo, rico ou pobre, mas o que determinará isto é o quebrantamento de coração. Se o homem é pecador, mas se arrepende, Deus pode o perdoar e o salvar.




Nenhum comentário:

Total de visualizações de página